terça-feira, 9 de outubro de 2007

Concurso

A estratégia principal a ser utilizada para o alavancamento do projeto é o lançamento do: “Concurso História da Minha Ilha” concurso de contos e crônicas, baseado na história local, com depoimentos pessoais, nas lendas e nos ‘causos’, vividos seja pelo próprio, contista ou cronista, ou por terceiros.
O contista e/ou cronista deverá usar sua inspiração e seu conhecimento, relatando fatos da história e da cultura local de forma literária, cabendo a ele a originalidade e a responsabilidade no conteúdo dos trabalhos apresentados.
O concurso terá três modalidades. Sugere-se que os contos relatem a historiografia local. As crônicas, os fatos e o cotidiano que não é encontrado na literatura. Contará ainda com uma modalidade especial, a de artigos, onde poderão ser apresentados trabalhos de caráter científico.
Depois de editar três concursos literários consecutivos, nas modalidades: conto, crônica e poesia, em função das comemorações do aniversário da Ilha do Governador (5 de setembro), nos anos de 2005 e 2006 atingindo a população estudantil e poetas locais e, por último, em 2007, ultrapassando os limites geográficos da ilha, recebendo dezenas de trabalhos de diversos estados brasileiros (RS - SC - PR - SP - RJ - MG - DF - GO - BA - MS - AL - SE - PE - PA) e, atravessou o Atlântico em busca dos nossos colonizadores chegando a Lisboa fazendo uma escala na ilha da Madeira.
Apresentamos aqui a atividade que vai servir de âncora nas comemorações do 441º Aniversário da Ilha do Governador que ocorrerá no ano de 2008, o “Concurso História da Minha Ilha”, que com uma temática mais específica visa e resgate da história local, sob o ponto de vista do morador, do observador, do cidadão.
Dando continuidade ao nortemento do ”Fórum Maracajá”, os trabalhos participantes do “Concurso História da Minha Ilha”, servirão de acervo ao “Museu da Ilha do Governador”, uma entidade ainda não existente, mas um anseio da população local.
Culminando e finalizando o “Concurso História da Minha Ilha” pretende-se editar e disponibilizar aos estudantes e à população um livro que contará a história local pelas próprias pessoas.

Nenhum comentário: